O QUE É ?
Cada vez mais boa parte da nossas atividades acontece on-line. A gente estuda, ouve música, assiste filme, joga, namora, se diverte e se comunica na Internet, seja pelo computador, celular, videogame ou tablet. Para ficar apenas com a parte boa das tecnologias, precisamos saber usar com responsabilidades e limites para não prejudicar nossa saúde nem nossos estudos.
Quando todo o tempo livre que tem é usado para ficar on-line ou jogando e você não consegue parar e se desconectar, nem fazer outras atividades, como estudar, ir ao cinema, fazer um esporte e conversar pessoalmente com os amigos, então é hora de pensar: será que o prazer de usar a Internet virou um vício? Estou mais ganhando ou perdendo coisas ao ficar tanto tempo conectado?
Para saber reconhecer o limite do uso da Internet, é preciso estar atento a 4 características importantes:
- Usa muito tempo seguido, deixando de dormir mais para ficar conectado até tarde da noite;
- Não consegue controlar o uso, você só pensa em continuar conectado e quando não está, só pensa na hora em que vai poder usar;
- Esse uso pode ser prazeroso, mas se torna repetitivo; você pode ficar horas e horas, por exemplo, num mesmo jogo, dias seguidos fazendo a mesma coisa. Seu uso fica pouco criativo;
- Deixa tudo de lado para só ficar conectado ou jogando, deixando amigos e outras atividades sempre para depois.
O QUE FAZER ?
A Safernet Brasil perguntou aos jovens se eles passam muitas horas conectados. 55% acham que usam a Internet tempo demais e 22% dizem que não imaginam a vida sem Internet (Safernet Brasil, 2008). Isso quer dizer que a Internet veio para ficar e é muito difícil viver sem ela.
Acontece que, quando se exagera no uso da Internet, isso atrapalha outras atividades que também são importantes e pode prejudicar nossa saúde, especialmente nossos olhos, nossa postura e nossos músculos.
É preciso prestar atenção para saber se sua vida on-line está atrapalhando sua vida off-line.
Observe alguns desses sinais:
- Queda das notas e dificuldade de concentração na escola;
- Diminui o tempo que passa dormindo, demora para querer dormir;
- Não consegue cumprir rotina como hora de comer, estudar, tomar banho, arrumar o quarto;
- Dificuldade em controlar, diminuir ou interromper o tempo que fica conectado;
- Sente irritação e ansiedade quando não pode ficar conectado.
Pare e se pergunte: Como estou usando meu tempo livre? Se a resposta é “todo na frente do computador”, é nessa hora que será preciso pedir ajuda. Muitas vezes, estamos tristes e sofrendo e esperamos que com o tempo melhore. Nessas horas, vale a pena procurar alguém em quem confie para desabafar. É legal também contar com a ajuda de um profissional que pode ajudar a descobrir o que está deixando você triste. Aqui no Helpline BR você pode conversar sobre isto com uma equipe de Psicólog@s. Fique tranquilo que a conversa é sempre mantida em segredo para sua proteção.
COMO PREVENIR?
É muito importante fazer coisas divertidas e prazerosas como passear, conhecer lugares novos, praticar um esporte, ir ao cinema, encontrar amigos numa festa ou em outros lugares que costumam ir, como shopping, clube, praia e etc.
Muitas vezes deixamos de fazer coisas como essas e esquecemos o quanto elas são importantes.
Namorar e encontrar amigos pela Internet pode ser legal, mas não substitui andar de mãos dadas ou receber abraços e beijos, ver um sorriso de perto e perceber o olhar carinhoso dos nossos amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário